1.
Quando era menina, com uns 5 anos, algum parente da Colômbia me enviou um livrinho com a história da Blanca Nieves, versão Disney. Com ele, havia uma fita cassete vermelha com a transcrição do texto em formato de som. Lembro até hoje da entonação da narradora, uma mulher de voz grave e melódica, que iniciava a leitura com um “empecemos ahora”. Eu não sabia espanhol e, portanto, aqueles sons eram códigos a serem decifrados como numa espécie de jogo. A cada virar de página, havia um tilintar de sinos tubulares e, quando os anões apareciam na história, tocava a música “Heigh-ho”. A fita deve ter se perdido por alguma gaveta dos anos 90.
2.
Na Feira do Livro de Londres desse ano, participei como ouvinte de muitas mesas-redondas cujos temas orbitavam em torno do universo dos audiolivros. Uso de IA nas narrações, relevância dos audiolivros perante os demais formatos, incorporação de efeitos sonoros às histórias, auto publicação de audiolivros. Fiquei perplexa com a diversidade de assuntos e as possibilidades que se abrem com a criação de mais um canal de propagação de histórias.
3.
Segundo uma pesquisa da Grand View Research, o mercado global de audiolivros girou em torno dos 8 bilhões de dólares em 2024. 44% desse resultado deve-se ao público da América do Norte, mas o que mais cresce é o da Ásia-Pacífico. A pesquisa estima ainda que a indústria crescerá a uma taxa anualizada de 26,2% a.a. nos próximos 5 anos.
4.
Enquanto isso, em junho passado, a Bienal do Livro Rio dedicou mesa aos audiolivros pela primeira vez.
5.
Não tenho dúvidas de que a Audible, braço de audiolivros da Amazon, fará uma campanha massiva de marketing para ampliar seus negócios no Brasil. Vai ser o próximo hype do setor. O bombardeio chegará por meio de booktokers, eventos para nichos literários, propaganda, gratuidades. Eu mesma ganhei um voucher de três meses grátis do Audible em um evento de literatura romântica em São Paulo.
Resolvi testar.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Um livro é uma colagem para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.